Próxima escala, Brasil

A chegada do primeiro barco, o japonês Milai, a Ushuaia, ao fim da quinta etapa da regata de volta ao mundo de veleiros Classe 40. Foto: Globe40

Do gelo

ao calor tropical

Por Roberto Negraes

Sexta etapa da volta ao mundo Globe 40 terminará em Recife

Das temperaturas agradáveis do Taiti, na Polinésia Francesa, à gelada Ushuaia, na Argentina, ao fim de um trajeto de cerca de 4.700 milhas marítimas (aproximadamente 8.700 km) o veleiro Milai, do skipper japonês Masa Suzuki, conseguiu sua terceira vitória em cinco etapas!

Dia 16 de dezembro último, às 20h54 (UTC), o Milai Around The World, com Masa Suzuki e a francesa Estelle Greck (o comandante Suzuki alterna o tripulante a cada etapa), foi o primeiro a cruzar a linha de chegada no Canal de Beagle, vencendo assim a quinta etapa da volta ao mundo Globe 40. Horas antes, o Milai também foi o primeiro barco Classe 40 a chegar ao lendário Cabo Horn, então sob ventos calmos, às 9h36 UTC. Todos os veleiros Classe 40 remanescentes na competição já estão em Ushuaia, aguardando a largada para a sexta etapa, até a cidade brasileira do Recife.

As 4.682 milhas percorridas pelo Milai nesta etapa exigiram 19 dias e 19 horas de navegação, com média de velocidade de 9,84 nós (18,22 km/h). Após a partida em Papeete (Taiti), em 26 de novembro de 2022, os competidores inicialmente tiveram que enfrentar uma semana de ventos fracos a médios enquanto seguiam para o sul em busca dos fortes ventos de oeste das latitudes mais baixas. O Milai claramente se destacou, constantemente obtendo velocidades mais altas que seus rivais para terminar cerca de 80 milhas (148 km) à frente do segundo colocado, o SEC Hayai. Uma conquista e tanto, em vista dos vários rasgos ocorridos nas velas e longos dias gastos por Masa e Estelle para consertá-las. Agora em Ushuaia, todos os barcos estão cicatrizando as feridas desta épica etapa.

A solidariedade é tudo para os velejadores na Globe 40, que competem entre si e juntos nesta regata de volta ao mundo. Mesmo porque cada barco é como um "salva-vidas extra" para o mais próximo, em caso de problemas nas fortes tempestades dos Roaring Forties e Furious Fifths (Quarenta Bramadores e Furiosos Cinquenta, como são chamadas pelos velejadores as altas latitudes ao sul do planeta). Nesses momentos críticos, é o espírito de cooperação que prevalece sobre qualquer objetivo esportivo por algumas horas, como atesta a mensagem enviada às demais equipes por Frans Budel, skipper do Sec Hayai. “Olá a todos, tempo pesado chegando. Queremos dizer a todos vocês, tenham cuidado, fiquem seguros e, enquanto isso, tentem navegar rápido. Boa sorte a todos! Saudações Frans e Ysbra”.

Apesar de ter vencido três etapas das cinco disputadas até agora, o Milai, com este resultado, está em segundo lugar na pontuação oficial desta competição. O líder na classificação geral continua sendo o veleiro holandês SEC Hayai, graças a sua regularidade. Os holandeses conseguiram chegar em segundo lugar em Ushuaia, e assim, estão um ponto à frente do Milai no quadro geral.

Ushuaia, uma escala de segurança

A escolha de Ushuaia como linha de chegada desta etapa faz parte do dispositivo de segurança do evento — um portal obrigatório posicionado a 1.500 milhas (2.778 km) de Ushuaia, para impedir os competidores com destino ao Cabo Horn de descer para as latitudes mais tempestuosas ao sul.

A cidade do “Fim do Mundo” e porta de entrada para a Antártica, Ushuaia serviu, pela primeira vez, como escala para veleiros numa regata de circum-navegação e, por mais que seja um destino atípico no mundo das regatas, a paisagem maravilhosa e intensa fauna marinha do Canal de Beagle, em meio às montanhas cobertas de neve da Patagônia, está sendo uma grande atração e proporcionando um merecido descanso para os participantes da Globe 40.

Classificação na 5ª etapa da Globe 40 (Taiti – Ushuaia)

Milai (Masa Suzuki / Estelle Greck)
Sec Hayai (Frans Budel / Ysbrand Endt)
AMHAS (Micah Davis / Brian Harris)
Gryphon Solo 2 (Joe Harris / Roger Junet)
Whiskey Jack (Mélodie Schaffer / Paul Stratfold

Classificação geral depois da 5ª etapa

1. SEC Hayai (Holanda), com 23 pontos
2. Milai (Japão), com 24 pontos
3. AMHAS (EUA), com 28 pontos
4. Gryphon Solo 2 (EUA), com 52 pontos
5. Whiskey Jack (Canadá), com 55 pontos

Abandonaram: IBN Battouta Tribute 2022 (Marrocos) e The Globe en Solidaire (França)