E lá vão eles!

Proa do Holcim-PRB, líder geral até o momento, durante a largada da quarta etapa. Foto: © Georgia Schofield - Polaryse - Holcim-PRB - The Ocean Race

The Ocean Race

Até a próxima!

Por Roberto Negraes

Do hemisfério Sul ao Norte, um desafio de 5.500 milhas de Itajaí a Newport

Começou no domingo (23 de abril) a quarta etapa da The Ocean Race 2022-23, certamente uma das mais desafiadoras em razão da mudança de hemisfério, do Sul para o Norte. Largando de Itajaí, serão 5.500 milhas marítimas (ou seja, 10.279 quilômetros) até a cidade de Newport (Rhode Island, EUA).

A escolha da rota será o grande desafio para as equipes, pois existem muitas variáveis em termos climáticos — dos alísios do Nordeste brasileiro a um breve trecho das calmarias dos doldrums até a passagem pela tempestuosa área conhecida como Triângulo das Bermudas.

Embora os cinco veleiros Imoca participantes, representando Alemanha, Suíça, França, Estados Unidos e União Europeia, já tenham completado quase dois terços da volta ao mundo, a competição por sí ainda não chegou à metade em termos de oportunidades de pontuação e etapas (serão oito no total, apenas três foram cumpridas). Restam 56% da pontuação total da The Ocean Race para um deles chegar à vitória.

Como explicou o comandante Charlie Enright, do barco americano 11th Hour, apontado como favorito antes do início da The Ocean Race, ainda em Itajaí, “Esta é uma etapa muito importante para nossa equipe. A 11th Hour Racing é de Newport, Rhode Island, e eu também sou de Rhode Island. E, de certa forma, esta é nossa 11ª hora (expressão americana correspondente a um momento crucial, urgente, de muita determinação). Atualmente em terceiro na classificação geral, apesar da vitória na etapa Cidade do Cabo - Itajaí, o 11th Hour sofreu muitos problemas com avarias e até um acidente assustador com uma tripulante (felizmente já recuperada).

Os franceses, os mais experientes velejadores em regatas oceânicas graças a um grande número de eventos promovidos pelo seu país, estarão enfrentando um desafio desconhecido. “Vai ser uma etapa interessante para nós”, confessa Sebastian Simon, da equipe Guyot – Team Europe. Não costumamos participar de regatas nesta parte do Atlântico (sul-norte), então teremos muito a aprender”.

A rota mais provável será subir a costa brasileira, aproveitar os ventos alísios, vencer as calmarias dos doldrums, passar pela região sombria conhecida como Triângulo das Bermudas (onde tempestades são comuns) e chegar a Newport. Digo a “rota” em termos, pois serão muitas as possibilidades e dúvidas a serem resolvidas pelas equipes.

Disputa aos olhos do público

O veleiro 11th Hour tomou a liderança das regatas in-port (disputadas perto da orla, nos portos de escala da The Ocean Race), ao vencer a in-port race de Itajaí. O Biotherm, do comandante francês Benjamin Dutreux, representando a França, ficou com o segundo lugar. O alemão Team Malizia, capitaneado por Boris Herrmann, pegou o terceiro. O suíço Holcim PRB, do skipper francês Kevin Escoffier, terminou em quarto, enquanto a quinta e última colocação coube ao Guyot Team Europa, que abandonou na segunda etapa com um sério problema no casco e não participou da etapa Cidade do Cabo – Itajaí, mas depois de passar por grandes reparos chegou a tempo de retomar a disputa no porto catarinense.

“Foi um bom dia para nossa equipe aqui em Itajaí”, afirmou Charles Enright, o capitão do 11th Hour Racing Team. “Todo o crédito à equipe. Eu apenas larguei com o barco e ela fez um duro e ótimo trabalho."

A rápida regata, assistida por um bom público, ocorreu com ventos leves, de 8 a 10 nós (entre 14,8 e 18,5 km/h) — um bom desafio para os Imoca, que não foram projetados para manobras em espaços curtos. O 11th Hour largou bem e cruzou a linha pontualmente no tempo exato do tiro de largada, e não perdeu mais a posição. De início, o Holcim PRB o seguia de perto, mas o barco suíço foi perdendo rendimento ao longo da regata e terminou cedendo lugar para o Biotherm e o Team Malizia.

A classificação na inport Race de Itajaí ficou assim:

  1. 11th Hour Racing Team (EUA): 5 pontos

  2. Biotherm (França): 4 pontos

  3. Team Malizia (Alemanha): 3 pontos

  4. Team Holcim – PRB (Suíça): 2 pontos

Guyot environnement (time europeu franco-alemão): 1 ponto


Classificação geral da The Ocean Race após três etapas

  1. Team Holcim – PRB: 19 pontos

  2. Team Malizia: 14 pontos

  3. 11th Hour Racing Team: 13 pontos

  4. Biotherm: 10  pontos

  5. Guyot environnement: 2 pontos

Roberto Negraes