Largada Imoca 2022

A Guyader Bermuda 1000 Race é a primeira das quatro regatas que compõem o campeonato Imoca, classe de veleiros monocascos de competição de longo curso. Foto: © François Van Malleghem - Guyader Bermudes 1000 Race

Guyader Bermudes 1000 Race

Por Roberto Negraes
Classe Imoca inicia temporada de 2022 com 24 veleiros

O campeonato 2022 da classe Imoca começou. A primeira etapa, a Guyader Bermuda 1000 Race, largou no dia 8 de maio, de Brest (França), sob ventos entre 6 e 8 nós. No total, serão quatro regatas oceânicas, de europeias a transatlânticas: Guyader Bermuda 1000 Race, Vendée Arctique, Défi Azimut-Lorien Agglomération e finalmente a cereja do bolo, a tradicional Route du Rhum.

A regata inaugural terá lugar no porto de Brest, no próximo dia 8 de maio, com largada e chegada a essa cidade francesa num percurso de mil milhas marítimas.O percurso terá dois pontos a serem vencidos (sem escalas), o primeiro direto de Brest (França) para a icônica Fastnet Island (Inglaterra), e em seguida os barcos deverão contornar um waypoint localizado a sudoeste da Fastnet, denominado Gallimard, e só então retornarão ao ponto de largada.

Entre tripulações experientes, novatos e novos barcos, não faltam apostas entre os especialistas, assim como grande interesse do público náutico europeu pelas novidades entre os principais navegadores e seus barcos (principalmente em razão de novos projetos recém-concluídos, que deverão provar se conseguirão superar os veleiros de gerações anteriores. Nesta primeira etapa, muitas lições serão aproveitadas, como adaptações e mudanças nos veleiros mesmo ao longo do campeonato.

Para estar na linha de partida, os 24 participantes passaram por uma verificação de segurança em seus monocascos. As equipes aguardaram a largada com grande expectativa, por conta não apenas dos investimentos nos veleiros, mas também pelo trabalho invisível nos estaleiros, a vontade feroz de acreditar no barco e no skipper, e acima de tudo, pela alegria do muito esperado encontro de cada projeto com o oceano. “Esforços só são belos pelas emoções que proporcionam e o simples prazer de ir para o mar, de lutar com os melhores representantes da classe é uma satisfação em si, apesar de todos os perigos que isso acarreta”, assinala a organização da classe Imoca em seu portal na Internet.

Novatos e veteranos

Com veleiros Imoca reformados ou novos, os 24 comandantes e suas equipes aguardaram com muita ansiedade esta primeira prova. Os lançamentos dos cascos se sucederam a partir do fim do mês de março: Apivia (Charlie Dalin); Bureau Vallée (Louis Burton); MACSF (Isabelle Joschke); Banque Populaire (Nicolas Lunven); Nexans- Art & Fenêtres (Fabrice Amedeo); Prysmian Group (Gincarlo Pedote)…

A ansiedade era maior ainda para os que se preparavam para competir num Imoca pela primeira vez: Guirec Soudée (Freelance.com), Sébastien Marsset (Cap Agir Ensemble), Antoine Cornic (Ebac), Weores Szaboics (Szabi Racing), Benjamin Ferré (Benjamin) e Nicolas Lunven, que substitui Clarisse Crémer (Banque Populaire).

As equipes que reformaram seus monocascos de gerações anteriores esperavam pela melhora do desempenho de seus Imoca. Entre estes, os skippers Alan Roura (Hublot, ex-Hugo Boss); Damien Seguin (Groupe Apicil, ex-Maître Coq IV, o barco que venceu a última Vendée Globe); Benjamin Dutreux (Guyot Environnement - Water Family, ex-11th Hour Racing); Arnaud Boissières (La Mie Câline, anteriormente o Initiatives Cœur, de Samantha Davies); ou Pip Hare (Medallia, anteriormente Bureau Vallée 2, barco que fechou o pódio da última Vendée Globe). Há também aqueles que retornam depois de alguns anos fora do circuito Imoca, como Éric Bellion (Comme un Homme) ou Conrad Colman (Imagine, ex- VandB-Mayenne, que completou a última Vendée Globe comandado por Maxime Sorel).

A posição dos barcos na regata pode ser acompanhada em tempo real no tracker do site da Imoca: www.imoca.org/en/guyader-bermudes-1000-race.