V12 Verado de 600 hp!

Um supermotor de popa

(sem ocupar espaço demais no barco )

Mercury Marine lança o primeiro propulsor fora de borda V12 do mundo, e com rabeta direcionável

A Mercury Marine apresentou ontem seu novo e mais potente motor de popa, o Verado® de 7,6 litros V12 600hp, a gasolina. “Este é um motor notável que mudará o futuro da navegação”, disse Chris Drees, presidente da Mercury Marine.

Primeiro propulsor fora de borda V12 do mundo, este poderoso Verado usa hélices contrarrotantes, que proporcionam uma melhor “pegada” na água, na aceleração e também para atracar e realizar outras manobras de aproximação, além de oferecer recursos pioneiros no setor, tais como:

quad-cam powerhead (quatro comandos de válvulas nos cabeçotes) com grande capacidade volumétrica e aspirado naturalmente, características que, segundo a fabricante, gera grande torque para levar barcos pesados ao planeio e à velocidade de cruzeiro rapidamente;

a primeira transmissão automática de duas velocidades, otimizando a rotação do motor de acordo com a carga de trabalho e permitindo uma aceleração forte e desempenho eficiente em regime de cruzeiro;

Este novo propulsor é equipado com a parte inferior da rabeta direcionável, o que significa que os hélices giram de modo independente da unidade de força do motor e da parte superior da rabeta, as quais  permanecem fixas. Este arranjo proporciona economia de espaço no espelho de popa, permitindo configurações com vários motores.

“Esse motor torna os barcos fáceis de manobrar perto do píer e oferece manuseio superior em todas as velocidades. É incrivelmente eficiente em termos de combustível (...) É tão suave e silencioso que você pode conversar enquanto os motores estão funcionando. É durável, confiável e fácil de manter. Não há nada como o V12 Verado no mercado hoje”, assegura Drees.

O motor de popa Mercury Marine V12 Verado estará disponível nos EUA na próxima primavera no hemisfério norte e ainda não se sabe quando virá para o Brasil.

A Volvo Penta tinha um motor de popa V8 a gasolina ainda mais potente, de 627 hp, mas, recentemente, desistiu de produzi-lo.