Revolução nos hélices

Sharrow Propeller: impressiona pelo formato inusitado das pás e, principalmente, pelos resultados obtidos na avaliação da Boat Test. Fotos: Divulgação

Sharrow Propeller: impressiona pelo formato inusitado das pás e, principalmente, pelos resultados obtidos na avaliação da Boat Test. Fotos: Divulgação

Um hélice pra lá de diferente

na forma e na eficiência

Um novíssimo tipo de hélice, desenvolvido nos EUA pela Sharrow Marine, com as três pás em forma de laço, está se mostrando bem mais eficiente que congêneres convencionais

   A maneira que a energia do motor é transmitida para a água ainda é bastante ineficiente. Isso porque boa parte do empuxo (força responsável pela movimentação do barco) acaba se perdendo nesse processo, realizado pelo hélice, já que é esse artefato que transforma a energia do motor em empuxo. Daí a razão de qualquer aprimoramento neste sentido ser muito bem-vindo. Porém, um novo tipo de hélice, criado pela Sharrow Marine, empresa que atua no segmento marítimo e aeroespacial nos Estados Unidos, desde 1930, promete mudar totalmente o conceito dos hélices tradicionais de três pás. Lançado no fim do ano passado e colocado no mercado no início de janeiro, o hélice Sharrow Propeller MX-1 é disponível em alumínio ou em aço inox, para barcos com motores de popa ou de centro-rabeta de 100 hp a 450 hp.

   Testado recentemente pela conhecida Boat Test, também dos EUA, em uma lancha de proa aberta de 20 pés com um motor de popa Mercury de 150 hp, quatro tempos, o Sharrow Propeller MX-1 mostrou-se muito superior em comparação a dois outros modelos equivalentes de hélices de aço inox de três pás. Os dados dessa avaliação comprovaram que o hélice Sharrow saiu-se muito melhor em seis importantes itens. Resumidamente, o novo hélice, que tem três pás em forma de laço, imprimiu maior velocidade final à lancha, diminuiu sensivelmente o consumo de combustível, proporcionou maior aceleração, reduziu a vibração e o nível de ruído, e aumentou bastante a manobrabilidade, inclusive na marcha a ré.

   Com tantos indicadores positivos, não restou dúvida, na avaliação da Boat Test, de que o hélice da Sharrow Marine é superior ao melhor hélice convencional de aço inox à venda no mercado. No entanto, o valor desse hélice, feito sob medida para qualquer barco, é bem alto. Nos EUA, o modelo de alumínio custa US$ 4.500 e o de aço inox, US$ 9.000! Como comparação, um hélice tradicional de aço inox sai, nos EUA, por menos de US$ 700, enquanto que um de alumínio não chega a custar, naquele país, US$ 150. Daí se conclui que, mesmo muito melhor em praticamente tudo que interessa aos usuários de lanchas com motores de popa ou de centro-rabeta, o Sharrow Propeller MX-1 é para bem poucos, porque há que ter uma boa condição financeira para pagar quase 13 vezes mais por um hélice exclusivo.

   Para saber mais, consulte www.sharrowmarine.com.