Incrementando o seu barco

Créditos e equipamentos extras

Por Roberto Negraes*

Na página de entrada do game, aparece o valor de créditos que o barco tem disponível

Na página de entrada do game, aparece o valor de créditos que o barco tem disponível

No artigo anterior, expliquei como funciona a pontuação e ranking dentro das regatas virtuais. Para complementar, agora vamos começar explicando sobre os níveis de regatas e os custos de créditos e equipamentos extras

As regatas virtuais, sempre acompanhando as versões reais, são sempre realizadas utilizando os mesmos trajetos e veleiros com desempenho muito próximos (real e virtual). Entretanto, nas competições online, a pontuação dos participantes varia conforme o tipo de evento, grau de dificuldade e tempo de duração. Para isso, as regatas são divididas em seis diferentes categorias, que vão de VR 1 até VR 6. As mais importantes em termos de pontos para os participantes são as de categoria VR 1. Entre elas estão a Ocean Race (Volvo Ocean Race), a Vendée Globe e desafios como o Troféu Jules Verne (tentativa de quebra de recorde de volta ao mundo).

Um ponto importante é que os todos os participantes, ao se inscreverem em uma regata, recebem uma bonificação em créditos, que podem usar para adquirir velas e equipar melhor o veleiro. Essa bonificação tem um valor que varia conforme a categoria do evento. As de categoria VR 1 oferecem ao participante 2.400 créditos sem custo, enquanto uma regata da categoria VR 6 oferece apenas 400 créditos (mas os preços dos equipamentos são muito mais baratos).

O custo para aquisição de extras também varia conforme o nível da regata, sendo maiores para as de categoria mais altas, e menores para as mais simples.  De qualquer modo, a bonificação gratuita é proporcional aos custos, e sempre dá para ao menos adquirir e equipar o barco com um conjunto de velas ou outra escolha.

Aproveitando, vamos relacionar como o skipper virtual recebe seu veleiro para o evento: o barco vem apenas com duas velas, Jib e Spi (e pode até competir assim se for um bom tático, conseguindo um resultado em torno da 3.000ª posição (dificilmente uma regata tem menos que 30 mil participantes, podendo chegar a 200 ou 300 mil). As opções oferecidas são:

Conjunto de velas light (light jib e light gennaker), que oferecem desempenho muito melhor que a jib e a spi padrão;

Conjunto de velas heavy (staysail e heavy gennaker), idem em desempenho melhor;

Vela Code Zero; excelente desempenho em situações comuns;

Winchs pro (são as catracas, quando você cambar o veleiro, a velocidade é reduzida pela metade durante cinco minutos, porém, se usar as winch pro, perde apenas metade desse tempo);

Polish (pintura de fundo), ajuda em 0,3% o desempenho do veleiro, o que parece pouco, mas numa regata com 20 dias de duração, a diferença no final é razoável.

Foils (este é um equipamento excelente, pois melhora o desempenho do barco em até 0,4% no mínimo, e 1,04% no máximo, conforme o vento e ângulo em relação à proa (TWA).

Existe ainda outra bonificação, que o veleiro recebe conforme a classificação obtida na regata. Vamos dizer uma regata VR 1, com 30 mil participantes, se você chegar no 1.000º lugar, ganha 1.707 créditos. Por outro lado, numa de nível VR 6, chegando em 1.000º lugar, lucra 285 créditos.

Sistema de bonificações ao final de uma regata

Sistema de bonificações ao final de uma regata

Com isso, é possível, conseguindo boas colocações, ir acumulando créditos. É o que tenho feito com meus barcos Ondazul e Curupira. Depois de três regatas (cada barco) usando apenas o kit básico (e uma vela extra usando o bônus inicial), obtive resultados entre 222º e 1.960º contra 35 mil a 70 mil participantes, respectivamente, e já tenho o suficiente para competir numa regata de categoria VR 3 com o chamado full pack (todos os extras), sem gastar. De qualquer modo, se quiser ter chances de estar entre os primeiros, o jeito é comprar mesmo todo o pacote (com o custo variando conforme o grau da regata, as VR 6 são as mais baratas e com menos pontuação e bônus, enquanto as VR 1 são as melhores em tudo, inclusive em prestígio internacional.

O container de bonificações de cards oferece brindes a cada 11 horas

O container de bonificações de cards oferece brindes a cada 11 horas

Finalmente, o game ainda oferece uma bonificação em forma de cards (cartões), que podem ser usados para programar mudanças de rumo, waypoints e uso de velas automáticas (você não precisa se preocupar se está com a vela correta; mas em certos momentos, isso é desvantagem, explicarei em outro texto). A cada 11 horas, um container que aparece na interface fica ativo, você clica nele e ganha três cartões (variam de função). Isso dura a regata inteira da qual você participa, a cada 11 horas, novos cartões. E os cartões que não forem utilizados são comprados a 5 créditos cada no final da regata pelo game.

Nosso velejador virtual

 
Negraes.jpeg
 

Foto: Arquivo pessoal

*Roberto Negraes é jornalista especializado em náutica e navegação, um dos pioneiros do setor. Em sua primeira participação numa regata virtual, conseguiu um 8º lugar numa das etapas da Volvo Ocean Race de 2008-09. Depois disso, passou a praticar e tornou-se o melhor brasileiro e participante do continente americano durante anos, vencendo etapas de regatas internacionais como a Velux Five Oceans em 2010, vencendo na categoria SO (sem equipamentos extras) uma Solitaire du Figaro, 2º lugar na Cap-Istambul de 2010, e terminando entre os Top 10 em 16 grandes eventos internacionais. Na Volvo Ocean Race de 2011-12, esteve em 2º lugar até a sexta etapa, infelizmente não deu sorte nas duas últimas pernas e finalizou em 5º lugar entre 330 mil participantes de 184 países. Depois disso, parou de competir desde 2012, mas retornou agora às regatas virtuais, participando inicialmente de regatas como testes, para adaptar-se (a tecnologia desenvolveu-se muito nos últimos anos).