Mapa do tempo
Carta sinótica
na rede
Marinha disponibiliza mapa de previsão do tempo no seu site
Navegadores podem obter cartas sinóticas (também chamadas de mapas do tempo ou de superfície) diretamente no site da Marinha do Brasil, mas você saberia interpretá-las?
Uma carta sinótica é como um retrato instantâneo de uma determinada região, mostrando graficamente fenômenos como pressão atmosférica, frentes frias e direção dos ventos, representados por formas, cores, letras e números. Por tudo isto, é uma importante ferramenta para avaliar as condições de navegação ao sair para o mar, embora não seja suficiente para formular uma previsão plenamente confiável por quem não tenha experiência e conhecimento técnico do clima da área em questão.
Símbolos utilizados nas cartas sinóticas
- Centros de alta pressão (anticiclones) – Neles, o ar se movimenta em sentido anti-horário (no hemisfério sul) e a pressão fica mais alta em direção ao centro, de onde o ar escapa; o ar frio desce, esquenta e impede a formação de nuvens. Por isto, os sistemas de alta pressão são indício de tempo quente e seco no verão e de céu limpo no inverno.
- Centros de baixa pressão (ciclones) - Podem indicar chuvas e tempestades. Nessas áreas, a pressão diminui à medida que nos aproximamos do centro; o ar circula no sentido horário (no hemisfério sul), convergindo para o centro; o ar quente sobe, esfria ao atingir altitudes elevadas e forma nuvens.
- “Frente” é o nome que se dá à zona de contato ou separação entre duas massas de ar, que se movem e empurram uma à outra, provocando mudanças no tempo. Toda frente está associada a uma área de baixa pressão e gira no sentido horário.
- Frentes quentes aumentam a umidade e podem trazer chuvas rápidas e intensas.
- Frentes frias derrubam as temperaturas e provocam chuvas.
- Quando as massas de ar não avançam uma sobre a outra, formam uma frente estacionária, mantendo o tempo fechado e chuvoso.
- Frente oclusa (incomum no Brasil), ocorre quando uma frente fria alcança uma frente quente. Costuma trazer chuva rápida com períodos de sol.
- Cavado é uma região de ondulação do fluxo de ventos, com tendência a queda da presão atmosférica; também descrito como uma região alongada de relativa baixa pressão atmosférica num plano horizontal, com linhas de pressão abertas apresentando uma ondulação para o lado das altas pressões; pode causar grande instabilidade do tempo, dependendo da temperatura e umidade. É o oposto de crista.
- Zonas de convergência - Nos mapas de tempo, os símbolos que lembram escadas representam as, assim chamadas, zonas de convergência, que são corredores de umidade, formados pela interação de vários sistemas meteorológicos. A cor laranja indica a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), próxima à linha do equador, antigamente chamada de “doldrums”, região de calmarias e tempestades. Outro sistema importante para o território brasileiro é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que pode trazer chuvas volumosas e prolongadas, durante mais de três dias.