ZEFIR G660

Desempenho e segurança

recomendam o novo G660, da Zefir, para navegação em mar aberto

Por Marcio Dottori - Fotos: Mozart Latorre

 
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Por que ter um Zefir G660? Primeiro porque a Zefir é o mais longevo dos fabricantes de barcos infláveis do Brasil, com 49 anos de existência e 50 modelos com fundo rígido e flexível em produção. Segundo porque, com tubulões confeccionados em tecido de PVC com 40% de borracha e poliéster na composição (o que torna o inflável mais durável que outros de PVC sem estas características) e quatro câmaras de ar independentes (duas em cada bordo), o G660 é muito seguro, sendo praticamente insubmersível. Terceiro porque este semirrígido, de 6,60 metros (cerca de 22 pés) de comprimento, leva até 11 pessoas (um piloto e 10 passageiros).

Seu casco, com 22,5 graus de V na popa e mais de um metro de borda-livre na proa, foi desenhado para navegar em mar aberto, nos limites da navegação costeira. Com uma grande faixa de potência de motorização, este barco pode ser impulsionado por um motor de 115 hp a 225 hp, sempre de popa. Nosso teste foi realizado com um G660 equipado com um Mercury 150 quatro tempos, cujo desempenho empolga, chegando à boa marca de 40,3 nós (74,6 km/h).

Completo, com capota de aço inox tipo t-top; gps e sonda Raymarine de 7 polegadas; carreta rodoviária; som Boss com bluetooth; quatro alto-falantes JBL de 8 polegadas, sistema de pressurização de água doce; rádio vhf; e bomba de porão automática, sai por R$ 195,5 mil. Como referência, o G660 custa um pouco mais que a maior parte das lanchas de fibra do seu porte, mas é mais seguro e tem maior capacidade de carga que qualquer barco a motor de 22 pés. Pode ser usado para passeios, esqui e wake, além de pescarias e mergulho.

Interior

Na proa do G660, há um compartimento de fibra com lançador de âncora dobrável de aço inox (útil para não riscar o costado de algum outro barco de fibra de grande porte); paiol para uma âncora de 6 quilos; um segundo paiol, grande o bastante para levar uma caixa com material de pesca; e um terceiro paiol menor, para guardar cabos de amarração e objetos tais como defensas pequenas. Estes paióis têm uma cobertura estofada, formando um banco para três pessoas. Na popa, há um sofá de três lugares sobre o maior paiol do barco, onde cabem as baterias, coletes salva-vidas e uma bolsa.

O console de pilotagem é central. Na frente dele, há um banco com uma caixa térmica incorporada. Os documentos do barco, celulares e outros objetos pequenos podem ficar acondicionados no porta-luvas no painel e no paiol que há sob o assento do banco do piloto, que, note-se, não tem encosto.

No painel de instrumentos, cabem um eletrônico de navegação de 7 polegadas, seis mostradores do motor (sendo dois grandes e dois pequenos), rádio vhf, quadro de interruptores com seis funções e o controle do som. Ou seja, praticamente, tudo que uma lancha de 22 pés teria, mas um pouco mais apertado, sendo que a bússola (não instalada no G660 que testamos) deve ser fixada no para-brisa se, como neste barco, for instalado um eletrônico de sete polegadas.

O espaço para circulação ao redor do console é bom, e a capota t-top com estrutura de aço inox e cobertura de lona me agradou, mas a fixação deveria ser mais rígida. Isto porque, em navegação, balançou sensivelmente na parte da frente. Outro ponto que pode ser melhorado diz respeito aos cunhos, que são um pouco pequenos para o porte do barco e falta mais um, na proa, para facilitar as amarrações.

Navegação

O que mais gostei ao pilotar o G660 da Zefir foi o desempenho com o motor Mercury PRO XS de 150 hp, que, além de atingir alta velocidade, acelerou da marcha lenta aos 20 nós em apenas 5,4 segundos. Isto significa que este conjunto atende quem gosta de navegar rápido, e oferece potência de sobra para puxar um adulto no slalom.

O mar um pouco agitado no dia do teste, com ondas em torno de meio metro de altura, não foi páreo para o casco do G660, que, navegando a 18,5 nós, passou pela maioria das cristas sem acusar pancadas duras da carena nas vagas.

A autonomia em regime de cruzeiro, com o conta-giros marcando 3.500 rpm e o gps quase 20 nós, foi de 98 milhas, suficiente para navegar de Santos a Ilhabela ou do Rio a Angra.

Tal desempenho e qualidade de construção fazem do G660 uma excelente opção para quem deseja boa velocidade e segurança no mar, podendo ser utilizado tanto como barco único para navegação costeira quanto como um bote de apoio (de luxo) para grandes embarcações.

Especificações técnicas

Comprimento (máximo / casco): 6,60 m /6,50 m

Boca: 2,60 m

Borda-livre (proa / popa): 1,03 m / 0,53 m

Ângulo do V na popa: 22,5 graus

Calado com motor abaixado: 0,75 m

Combustível / água: 110 litros / 45 litros

Capacidade: 11 pessoas

Peso com motor (Mercury 150 quatro tempos): 800 kg

Motorização: 1 motor de popa de 115 hp a 225 hp

 

Equipamentos de série

- Módulo de proa em fibra com assento para três pessoas e lançador de âncora incorporado

- 3 cunhos de aço inox

- Caixa térmica sob o banco dianteiro do console

- Jogo completo de estofados

- Porta-objetos no console

- Tanque de combustível e de água doce

- 3 alças de aço inox para reboque

 

Equipamentos opcionais (inclusos no barco do teste)

- Motor Mercury 150 Pro XS (R$ 71 mil)

- Acessórios e mão de obra para montagem do motor e parte elétrica (R$ 12,8 mil)

- Bomba de porão automática de 800 gph (R$ 380)

- Conjunto de chuveiro e bomba de água doce (R$ 1,7 mil)

- Equipamento de som Boss bluetooth, com quatro alto-falantes JBL de 8 polegadas (R$ 3,5 mil)

- Rádio VHF com antena (R$ 3 mil)

- 1 par de luzes subaquáticas (R$ 550)

- 1 par de faróis de milha na proa (R$ 650)

- Capa para cobertura (R$ 1,5 mil)

- Escada de popa (R$ 1,1 mil)

- Carreta rodoviária de madeira (R$ 6,1 mil)

- Carpete para o cockpit (R$ 800)

- Capota fixa de aço inox (R$ 9,5 mil)

- Pintura no console e no banco do piloto (R$ 1,5 mil)

Obs.: Preços pesquisados em outubro de 2020.

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Condições do teste

Hélice: de aço inox, três pás, 14" x 19"

Relação de transmissão: 2,08:1

Pessoas: 3

Combustível/água: 65 litros / 40 litros

0-20 nós: 5,4 s

Ondas: 0,30 m

Vento: 7 nós

Altitude: 0 m (nível do mar)

Obs.: Alcance baseado em 90% da capacidade do tanque, com mar calmo e ventos inferiores a 6 nós.

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