RORC Transatlantic

RORC Transatlantic 2024: os barcos partirão de Lanzarote, perto da costa africana e percorrerão 3.000 milhas até Granada, no Caribe

Começa a temporada 2024

 Por Roberto Negraes

A RORC Transatlantic Race chega à sua 10ª edição

Terá início neste domingo, 7 de janeiro de 2024, a 10ª edição da RORC Transatlantic Race, promovida pelo Royal Ocean Racing Club,  iate clube inglês dos mais ativos em competições de vela oceânica. A largada será em Lanzarote (Ilhas Canárias) e, depois de uma travessia de 3 mil milhas (cerca de 5.500 km), o término será na ilha Granada, no Caribe. O evento tem o apoio da Calero Marinas e da International Maxi Association, além do Yacht Club de France. São 24 os barcos inscritos.

Estima-se que seis veleiros máxi disputarão a vitória geral no IRC e, consequentemente, o Troféu Transatlântico IMA, concedido ao primeiro máxi a completar a corrida. Entre os multicascos, são igualmente seis as embarcações esperadas na classe Mocra, incluindo quatro trimarãs de 70 pés, pela primeira vez disputando o Multihull Line Honors.

Em 2016, o máxi Leopard 3, um Farr 100, com o inglês Mike Slade no comando, ganhou o IMA Transatlantic Trophy na RORC Transatlantic Race. Este ano, o Leopard passou por uma grande reforma e estará de volta, mas sob o comando de Chris Sherlock, em luta contra o IRC Super Zero Peywacket 70 (EUA), um estreante de grande potencial, mais três Volvo 70, o Ocean Breeze (Holanda), o Green Dragon (Áustria) e o HYPR, de Jens Lindner (Espanha). Completando a lista dos máxi, teremos o Farr 65 Sisi, do austríaco Gerwin Janssem na batalha.

O recorde da RORC Transatlantic para monocascos pertence ao barco Comanche, estabelecido em 2022, com o tempo de 7 dias, 1 minuto e 4 segundos, numa velocidade média de 16 nós.

O Leopard 3, vencedor em 2016. Foto: James Mitchell

 Os Multicascos

Quatro veleiros multicascos estarão na busca de um novo recorde para a RORC Transatlantic Race 2024. O fita azul do ano passado foi o Maserati Multi 70, de Giacomo Soldini (Itália), com o tempo de 5 dias, 5 horas e 26 segundos. O Maserati é esperado para tentar repetir a façanha, mas terá de enfrentar três Mod 70 recém-reformados: Zoulou, de Erik Maris (França); Argo, de Jason Carroll (EUA); e Limosa, de Alexia Barrier (França).

O Maserati, primeiro a cortar a linha de chegada no ano passado. Foto: Tim Wright