Onde está o motor?

Imagens: Divulgação

Mais espaço

à ré no barco

BRP lança inovador motor de popa, de 115 e 150 hp, que libera espaço na plataforma de banho

Entre um motor de popa mais em conta e um de centro-rabeta, muita gente acaba preferindo a segunda opção, para não perder espaço na plataforma à ré. Isto porque, neste caso, o motor é instalado no porão e não no espelho de popa.

A novidade é que a canadense BRP está lançando um motor de popa que deixa a plataforma livre, algo totalmente inédito.

O novo motor, fabricado pela Rotax, fica parcialmente submerso na água, oculto sob a plataforma, e foi desenhado para operar com mais suavidade e ser mais silencioso e eficiente que motores de popa convencionais.

Segundo a fabricante, o novo motor de popa Rotax, oferecido inicialmente com potências de 115 e 150 hp, pode ter em comparação com os tipos tradicionais vantagem de 20% em eficiência de combustível e redução de 12% nas emissões de poluentes, com diminuição de 98% no monóxido de carbono em marcha lenta.

Os primeiros barcos equipados com esse propulsor serão os das linhas Manitou, Alumacraft e Quintrex, que têm entre 20 e 26 pés, redesenhados para incorporar essa motorização, produzidos e comercializados pela própria BRP na América do Norte.

Regina Hatakeyama