Introdução

Como competir

em regatas virtuais

Por Roberto Negraes*

image.jpg

Que tal competir na versão virtual de uma das grandes regatas offshore? Sim, você pode participar dos grandes eventos internacionais da vela, até ganhar algum prêmio

Para entrar em uma regata virtual, basta se registrar no site Virtual Regatta. O registro é gratuito, é só entrar com alguns dados básicos, inclusive a escolha do nome de seu veleiro. Atenção, você só pode renomear uma única vez seu barco. Isso feito, é hora de embarcar no seu sofá predileto em casa e navegar pelos sete mares.

Visão 3D do veleiro e informações de navegação

Visão 3D do veleiro e informações de navegação

Existem duas modalidades de regatas, as triangulares (em inglês, INSHORE) e as de percurso em alto mar, as oceânicas (em inglês, OFFSHORE).  Neste tutorial, vamos ficar com as regatas offshore.

Para participar de uma das regatas atuais oferecidas pelo site Virtual Regatta, basta clicar sobre o link do evento desejado e preparar o barco para a competição. Ao entrar numa regata, o seu barco estará com poucos recursos, apenas as velas Jib e Spi (para vento de proa e de popa, respectivamente). Contudo, para obter melhor desempenho, você precisará adquirir velas extras. Como a Virtual Regatta oferece um valor de bônus inicial a cada evento, você poderá contar com recursos em créditos para ao menos adquirir um jogo de velas, como as especiais para ventos leves (light jib e light spi), sem pagar realmente por isso. É o que recomendo para uma primeira experiência e aprendizado. Se preferir começar com um barco totalmente equipado e rápido, terá de adquirir créditos por meio de cartão de crédito internacional (na janela de preparação do veleiro aparece uma tabela de preços e quantidades de créditos).

Portanto, você pode participar tanto gratuitamente como investindo em recursos mais sofisticados na embarcação virtual. Evidentemente, um barco com todos os recursos terá muito melhor desempenho e chances de vitória.

Não é complicado realizar a navegação, mas tenha em mente que uma regata virtual é muito mais uma simulação, próxima da realidade, do que um game de computador. No mínimo, você precisa ter alguns conhecimentos básicos de como velejar e de táticas no mundo real para se sentir confortável na interface.

Uma vez configurado o seu veleiro virtual, surge a janela da competição. Você terá um mapa com a localização exata de seu barco no oceano, um leme com ajustes de grau em grau para o rumo e ícones para escolha de velas, programação de mudanças de rumo em tempo determinado, colocação de “waypoints” para mudança de rota, e outros recursos, inclusive possibilidade de conversas (chat) com outros competidores.

Interface de navegação (com informações básicas)

Interface de navegação (com informações básicas)

O fator mais importante para uma regata, tanto no mundo real como virtual, são os ventos. Na interface, você verá a velocidade e direção do vento em tempo real, ou seja, os ventos são dinâmicos, e podem mudar em minutos. Para saber as previsões para horas ou dias seguintes, existe uma pequena janela no lado direito da interface, para consultas que ajudarão a estabelecer uma estratégia. Esses ventos não são inventados pelo game — são postados conforme as informações dos satélites da NOAA (sistema de satélites meteorológicos dos Estados Unidos) e sempre atualizados em tempo real. Serão muito próximos da realidade onde está ocorrendo a regata.

O comportamento do veleiro virtual em desempenho também obedece às medições da embarcação real que participa da competição. E a velocidade desenvolvida irá depender da vela empregada e as medições previstas para cada velocidade do vento (são os chamados valores polares, ou simplesmente polares). A conversão do real para o virtual é tão bem-feita que geralmente os barcos de ambas as regatas chegam ao mesmo tempo ao destino. O que pode definier estes eventos mais como simulações do que games.

Além da interface de comando, você pode visualizar o barco e algumas informações importantes no modo 3D. Este apresenta o mar de acordo com as condições ambientais (força do vento e ondas).

Modo 3D externo

Modo 3D externo

Agora você já tem algumas informações básicas para começar sua carreira de iatista virtual. Logo publicaremos novos textos explicando em detalhes como conduzir um veleiro em regatas virtuais.

Nosso velejador virtual

 
Negraes.jpeg
 

Foto: Arquivo pessoal

*Roberto Negraes é jornalista especializado em náutica e navegação, um dos pioneiros do setor. Em sua primeira participação numa regata virtual, conseguiu um 8º lugar numa das etapas da Volvo Ocean Race de 2008-09. Depois disso, passou a praticar e tornou-se o melhor brasileiro e participante do continente americano durante anos, vencendo etapas de regatas internacionais como a Velux Five Oceans em 2010, vencendo na categoria SO (sem equipamentos extras) uma Solitaire du Figaro, 2º lugar na Cap-Istambul de 2010, e terminando entre os Top 10 em 16 grandes eventos internacionais. Na Volvo Ocean Race de 2011-12, esteve em 2º lugar até a sexta etapa, infelizmente não deu sorte nas duas últimas pernas e finalizou em 5º lugar entre 330 mil participantes de 184 países. Depois disso, parou de competir desde 2012, mas retornou agora às regatas virtuais, participando inicialmente de regatas como testes, para adaptar-se (a tecnologia desenvolveu-se muito nos últimos anos).