Embarcando na Polinésia

Tatiana e Alcides estão aceitando reservas para quem quiser passar uma semana a bordo de um catamarã a vela, nas águas cristalinas da Polinésia, no mês de setembro

Nas lindas ilhas do

Pacífico

Texto e fotos: Tatiana Zanardi e Alcides Falanghe

Navegando na Polinésia Francesa com a Ocean Eyes Experience

Em nenhum outro lugar do mundo a palavra polinésia moana, que se traduz como “a imensidão do mar”, ganha tanto significado como na ilha de Bora Bora e suas vizinhas Raiatea e Tahaa. Totalmente protegidas por barreiras de corais que formam um anel de águas cristalinas ao seu redor, são perfeitas para quem quer velejar e mergulhar em um dos locais mais paradisíacos do planeta.

Partindo de Raiatea com seus catamarãs, os polinésios espalharam a cultura maohi por quase todas as ilhas do Pacífico Central, chegando a locais tão distantes como o Havaí, Nova Zelândia e Ilha de Páscoa. A herança cultural deste povo desbravador do maior oceano da Terra ainda é muito forte atualmente na Polinésia Francesa.

Suas danças, lendas, tatuagens, competições de canoas polinésias, surfe e a maneira de confeccionar e vestir pareôs são muito presentes no dia a dia da população local. Colares e tiaras de flores, ou pelo menos uma flor de tiare na orelha fazem parte do visual das taitianas. Os polinésios são alegres, simpáticos e acolhedores, sempre dispostos a ajudar, o que faz com que não só as estonteantes paisagens nos remeta ao paraíso na Terra.

Um show dentro e fora d’água

As ilhas de Raiatea, Tahaa e Bora Bora são cobertas por uma exuberante vegetação tropical repleta de mangueiras, árvores de fruta-pão, coqueirais e chapéus-de-sol. As flores — principalmente a tiare e seu aroma que caracteriza as ilhas — são um espetáculo à parte, e são usadas nos colares e nos chapéus da população local.

A vida marinha é a grande atração. De cativantes peixes-palhaços vivendo em simbiose com anêmonas-do-mar e corais de todas as formas e cores às magníficas raias-mantas, tartarugas-marinhas, golfinhos e baleias-jubartes, a vida marinha nas lagoas coralíneas de águas azuis cristalinas das ilhas é um show ininterrupto, que pode ser assistido até mesmo de fora d'água. Bastam uma máscara e um snorkel para vivenciar uma experiência que ficará para sempre na memória!

Delícias do mar

A gastronomia no Taiti — a maior das ilhas da Polinésia Francesa — é incrivelmente deliciosa, leve e saudável. É fortemente baseada em frutos do mar, principalmente em pescado — saboreado cru até no café da manhã. Além de outros pratos típicos e tradicionais, a versão taitiana de ceviche, chamada de poisson cru (peixe cru, em francês), é divina!

O atum fresco é o peixe mais encontrado, e chega diariamente nos mercados diretamente do mar. A corrida pelo peixe é intensa, e a dica é estar no mercado logo cedo para não perder a vez. Aqui, é muito comum o atum “branco”, na verdade rosado, com um sabor mais suave e mais versátil que o vermelho. Pode ser preparado como ceviche, grelhado, selado, poke, sanduíche... opções não faltam.

Maior que a Europa

Raiatea é a segunda maior ilha do arquipélago da Sociedade, que junto com o arquipélago das Tuamotus, Marquesas, Gambier e Austrais forma a Polinésia Francesa, uma área oceânica maior que a Europa. A cidade principal é Uturoa, na costa norte, onde encontra-se o comércio, alguns supermercados, farmácias e lojas de artesanato local e de produtos importados principalmente da França. Vale muito a pena alugar um carro e dar uma volta completa pela ilha, uma vez que as paisagens são espetaculares, principalmente dos mirantes no alto das montanhas, e para visitar o Marae Taputapuatea, local de onde os polinésios partiram para colonizar as ilhas do Pacífico.

Polinésia Francesa. Mapa: L. Claudel (Sardon - fr:Sardon) - Creative Commons

Yacht charter com a Ocean Eyes Experience

Navegaremos pela Polinésia Francesa com catamarãs a vela da empresa Moorings/Sunsail no mês de setembro, melhor época do ano para avistar baleias-jubartes, além de raias-mantas, golfinhos, raias-chitas e muitas outras espécies marinhas.

Durante nosso yacht charter, além de velejar e mergulhar, visitaremos fazendas de pérolas, praias espetaculares e estaremos em contato com a riquíssima cultura polinésia. Te convidamos a navegar conosco!

O aeroporto e a Marina Apoti, onde fica sede da Moorings/Sunsail e de onde iremos zarpar, ficam bem próximos de Uturoa, sendo possível um passeio pela cidade antes do embarque, por volta das 14 horas. Um refrescante drinque de boas-vindas estará te esperando a bordo, e enquanto você curte sua bebida e degusta pratos deliciosos preparados com peixe fresco, faremos o briefing sobre a embarcação e a semana a bordo.

A primeira navegação é curta, até Apoo Bay, ao sul da ilha de Taha’a, uma das mais lindas do arquipélago e que fica dentro da mesma barreira de coral de Raiatea. Ali, você poderá se alojar em sua cabine, descansar ou fazer snorkeling. Depois, um happy hour assistindo ao pôr de sol e o jantar a bordo, com o nosso famoso camarão no abacaxi.

No segundo dia, depois do café da manhã, visitaremos uma tradicional fazenda de pérolas negras. Tahaa é uma das principais ilhas produtoras da Polinésia, e o tour inclui explicação de como as pérolas são criadas e quais tipos existem, para todo tipo de gosto e bolso. Depois do passeio, faremos outra curta navegação para o motu (ilhota) Tautau, um dos mais lindos da Polinésia Francesa. Depois do almoço a bordo, iremos explorar o local e fazer snorkeling no celebrado Coral Garden. No final da tarde, happy hour ao pôr de sol e jantar a bordo.

No terceiro dia, sairemos da barreira de coral e velejaremos em mar aberto por aproximadamente quatro horas até a belissíma ilha de Bora Bora, a mais famosa da Polinésia Francesa e considerada por muitos como a mais bonita do mundo. Vamos ancorar em um local espetacular a oeste do motu Topua, dentro da lagoa coralínea de Bora Bora. Depois do almoço a bordo, vamos explorar o local com o nosso bote de apoio e fazer snorkeling em recifes de corais magníficos. E antes do jantar, mais um happy hour assistindo a um pôr de sol espetacular.

Em nosso quarto dia, iremos navegar por dentro da barreira coralínea de Bora Bora, para conhecer Vaitape, a principal vila da ilha. Iremos visitar os mercados de artesanato e as lojas do local enquanto reabastecemos o barco. Depois do almoço a bordo, navegaremos pelo lado leste de Bora Bora até a ancoragem de Faroone Bay, onde será possível fazer snorkeling ou passear pela praia. O happy hour com o pôr de sol por trás da ilha de Bora Bora é inesquecível. Depois do jantar a bordo, o show fica por conta das estrelas ou da noite enluarada.

O quinto dia será todo em Faroone Bay. Após o café da manhã faremos um passeio com o bote de apoio no recife Aquarium e seguiremos para a praia Matira. Voltaremos para almoçar a bordo. À tarde, mais um passeio com o barco inflável para mergulhar nos recifes de corais e com raias-chitas. Happy hour e jantar a bordo.

Durante o sexto dia, navegaremos para Pointe Taihi, para fazer snorkeling com as raias-mantas; e depois rumaremos para o motu Toopua, para almoçar e para mergulhar com raias e tubarões. Descansaremos contemplando o sol se pondo no mar, e com boa chance de ver o green flash. Jantar a bordo.

No sétimo dia, navegaremos por quatro horas de volta a Raiatea, onde ancoraremos próximo ao motu Tahunaoe, para almoço a bordo. À tarde, passeio no motu Tahunaoe e snorkeling nos recifes da ponta Miri Miri. Happy hour com mais uma chance de ver o green flash e jantar a bordo ou em restaurante típico.

Na manhã seguinte, retornaremos à Marina Apoti em Uturoa, para desembarque.

Para visitar antes ou depois dos dias a bordo

Para otimizar sua viagem à Polinésia Francesa, recomendamos ir, via aérea, antes ou depois da semana a bordo com a Ocean Eyes Experience, dois dias na capital, Papeete, na ilha de Taiti, a mais desenvolvida e agitada da Polinésia Francesa; e de dois a três dias em Moorea, ilha com hotéis charmosos e lindas paisagens.

Outras ilhas que indicamos para quem tiver mais tempo são os atóis de Rangiroa ou Fakarava, no arquipélago das Tuamotus.

Como chegar

Saindo do Brasil, é possível chegar à Polinésia Francesa via Califórnia (Los Angeles ou São Francisco), de onde partem diariamente voos diretos para Papeete (PPT). Outra opção é via Santiago (Chile), com conexão em Auckland (Nova Zelândia).

O embarque em nosso catamarã será na Ilha de Raiatea, que recebe vários voos diários da Air Tahiti vindos de Papeete e de outras ilhas da região.

Para mais informações, consulte no Instagram @OceanEyesExperience ou envie um e-mail para Alfalanghe@gmail.com.

Sobre a Ocean Eyes Experience

Tatiana Zanardi e Alcides Falanghe são capitães amadores pela Marinha do Brasil, velejadores, mergulhadores e documentaristas. Vivem, desde 2011, a bordo do catamarã a vela Ocean Eyes, um Voyage sul-africano de 43 pés. Desde 2014, realizam yacht charters, prestando o serviço exclusivo de hospedagem all inclusive nas ilhas mais lindas do planeta. Fazem parte da plataforma de turismo sustentável One Planet Network, e da World Adventure Society. Fundaram o Projeto Oceano Vivo, o Movimento Cook4life e a produtora de conteúdo Ocean Eyes Productions.

O casal de brasileiros Alcides e Tatiana comanda o catamarã na Ocean Eyes Experience na Polinésia Francesa