Preparando o barco para sair

Foto: Marcio Dottori

Foto: Marcio Dottori

Vai navegar?

Então, segure a ansiedade de sair com o barco…

…e, antes, confira o nosso check-list de bordo

 

Diversão rima com precaução. Por isto, não saia sem antes verificar se tomou todas as providências para não correr riscos nem ficar na mão por causa, por exemplo, de falta de combustível no barco.

Anote e confira:

1. A previsão do tempo – Além da consulta da previsão da Marinha, no site www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-meteoromarinha/previsao-24-horas, há várias maneiras de saber como os ventos e as ondas irão se comportar na sua região, tanto pela Internet (como nos sites Surfguru e Windguru) quanto por meio de aplicativos (como o Boletim ao Mar).

2. A documentação – Leve a bordo a sua carteira de habilitação aquática; o Título de Inscrição (TIE) e o Termo de Responsabilidade do barco (embarcações de 12 m de comprimento ou menores não precisam apresentar este termo); e, se tiver rádio VHF ou HF/SSB a bordo, a Licença de Estação Rádio.

3. O material de salvatagem – O material de salvamento exigido pela Marinha deve estar em ordem, completo e dentro do prazo de validade, especialmente os extintores de incêndio e os artefatos pirotécnicos. Aproveite para conferir se a âncora e a amarra estão presas ao casco.

4. O combustível – Certifique-se de ter gasolina ou óleo diesel para a ida e a volta, mais um terço do volume do tanque para reserva.

5. O bujão (bueira) – Alguns jets, botes e lanchas têm um bujão (ou bueira) para esgotar a água do porão, quando o barco estiver em terra. O problema é que tem gente que esquece de fechar o bujão depois e, por isso, muitas embarcações já tiveram problemas sérios ao ir para a água. Então, feche o bujão antes de sair!

6. O óleo lubrificante e o líquido do sistema de arrefecimento – Verificar o nível do óleo do motor e do sistema de refrigeração é uma obrigação básica de quem tem um barco.

7. A validade das revisões do motor e gerador – Não saia se a revisão do motor ou do gerador (se for o caso) estiver vencida. É sempre bom ter um selo no posto de comando, e em local bem visível, com a data da última revisão e da próxima.

8. As regras – Não se pode ter dúvidas sobre direito de passagem e orientação das bóias de sinalização, por exemplo. Na véspera do passeio, dedique alguns minutos para reler atentamente os quadros do Ripeam (Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamento no Mar). Isto é muito importante, assim como saber operar seu gps também é.

9. A programação da navegação – Mesmo que conheça bastante a região onde irá navegar, confira na carta náutica os pontos por onde pretende passar e algumas alternativas na rota.

10. A bebidas e a comida – Não importa o que você prefere beber: leve bastante água, prevendo que seu passeio pode demorar mais que o programado. Comida, incluindo frutas, também é importante para o conforto das pessoas a bordo. Se não tiver geladeira no barco, não se esqueça de providenciar uma boa caixa térmica e gelo.

11. Os outros itens de proteção e conveniência – Leve também: carregador para o celular; uma lanterna e um apito, para chamar a atenção de um eventual barco em rumo de colisão; protetor solar; repelente contra insetos; chapéus; óculos de sol; agasalhos impermeáveis e roupas para proteger dos raios solares; chinelos de borracha; máscara, respirador e nadadeiras.

Assista, abaixo, às Videodicas sobre o preparo do barco para navegar. Inscreva-se no canal do Minuto Náutico no Youtube e clique no sininho, para não perder nenhuma novidade.