SPBS 2019 a motor

A força que move os barcos

Por Marcio Dottori

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Destaques da feira

No São Paulo Boat Show, maior salão náutico indoor da América Latina, os dois grandes destaques em motores vêm da Yamaha e da BRP

   Mais uma vez, os motores de popa são os astros entre os novos propulsores aquáticos apresentados no salão náutico paulista. A empresa canadense BRP, dona das marcas Evinrude, Sea-Doo e Rotax — para mencionar as mais conhecidas em águas brasileiras — e a japonesa Yamaha — única com fábrica no Brasil, de onde saem os motores de popa de até 90 hp — trouxeram seus novos modelos de 115 e 90 hp, respectivamente. Confira estas e outras novidades do setor dos propulsores.

BRP

   O grande diferencial do novo Evinrude, modelo já apresentado no Minuto Náutico (https://www.minutonautico.com.br/produtos-para-uso-no-barco/motor-de-popa-com-injecao-direta), é o fato desse propulsor ser um motor de dois tempos com injeção direta de combustível (como todos os motores da marca) e ter sido idealizado para ser muito econômico sem abrir mão do desempenho. Detalhe: é o único 115 hp do mundo com apenas três cilindros e, com essa configuração, pode chegar a até 150 hp!

YAMAHA

   A gigante japonesa não lançou um propulsor com a mesma envergadura do Evinrude, mas foi o expositor que apresentou o maior número de novidades. Entre estas, a primeira é a garantia, que agora é de cinco anos (período igual ao dos motores Evinrude) para todos os motores nacionais de dois e de quatro tempos; e de três anos para os demais motores de média e de alta potências da marca, até 300 hp. É uma notícia excelente.

   Outro destaque é o motor de 90 hp, o F90C. Na terceira geração, esse versátil quatro tempos de quatro cilindros em linha e 1.832 cm³ é totalmente novo: além de ter um bloco com maior capacidade volumétrica (o modelo anterior, F90B, tem 1.596 cm³), o que implica em maior torque, usa a mesma rabeta do Yamaha F115B, o que significa uma transmissão muito robusta para essa potência.

   As outras boas novidades da Yamaha são os novos motores quatro tempos F6C, de 6 hp e 27 kg; e o bicilíndrico F25G, de 25 hp e 56 kg. Uma característica interessante nesse último motor é o sistema de injeção de combustível, que é eletrônico e atua com partida manual, dispensando a bateria.

   Por fim, no setor de serviços, a Yamaha está lançando o F300 Commercial, um V6 de 4.169 cm³ para uso profissional, como por empresas de turismo náutico. Esse motor vem com a mesma rabeta do maior motor de popa da Yamaha, o V8 F350, de 350 hp. Além disso, seus cilindros são revestidos com plasma, para maior durabilidade. Com esses recursos, o F 300 Commercial tem dois anos de garantia, limitada a 1.000 horas de operação. Vale saber que, na condição de uso comercial, a praxe entre os fabricantes de motores de popa é garantir o produto por apenas seis meses ou 500 horas de uso (o que ocorrer primeiro).

Suzuki

   Outro ícone mundial quando o assunto são motores de popa, a também japonesa Suzuki exibiu novamente o desejado DF325A, um V6 de 325 hp e 4.390 cm³ que usa hélices contrarrotantes, propulsão mais eficiente que os mono-hélices convencionais presentes nos outros motores de popa.

Hidea

   O atrativo da chinesa Hidea, que produz motores de popa dois tempos de até 90 hp e quatro tempos de 60 hp, é o preço mais acessível que o dos concorrentes das marcas mais conhecidas no país.

Volvo Penta

   No campo dos motores de centro-rabeta a diesel, o principal destaque é a nova linha dos conhecidos motores D4 e D6 da sueca Volvo Penta, agora mais potentes, com 320 hp e 440 hp, respectivamente ̶ antes, tinham 300 hp e 400 hp. Esses motores, de quatro e de seis cilindros em linha, também ganharam uma outra rabeta, a Aquamatic DPI, com novos recursos hidráulicos e elétricos, para aprimorar a combinação com o sistema de controle do barco por joystick, da mesma fabricante.

   Vale também mencionar que, na versão IPS 650, o D6 libera agora 480 hp (contra os anteriores 435 hp), mesma potência dos veteranos motores TAMD75 da marca, que equipavam lanchas de até 50 pés.

Mercury

   Na americana Mercury, que recentemente aumentou a gama de seus motores de popa Verado com o V8 de 250 hp (antes havia somente o V8 de 300 hp), a novidade também é no campo dos centro-rabetas a diesel, com o novo propulsor V6, que ganhou 10 cavalos, passando para 270 hp.

Yanmar

A japonesa Yanmar, conhecida pela confiabilidade dos seus motores a diesel de centro e de centro-rabeta, não traz novidades, mas marca presença no concorrido salão náutico paulista anunciando a venda parcelada de alguns dos seus propulsores.