PB a SP em uma 19 pés

A Maryas foi construída pelo próprio Eduardo Guedes em Ubatuba (SP)

Expedição Litoral Brasileiro

Da Paraíba a São Paulo a bordo de uma lancha de madeira de 19 pés, construída pelo próprio comandante

Ao enfrentar uma leucemia sem chanches de cura na época, Eduardo Guedes, então com 37 anos de idade, persistiu: submeteu-se a um tratamento experimental nos EUA, confiando nas preces a Nossa Senhora Aparecida. E para suportar aquele difícil momento, idealizou um propósito para manter sua mente ocupada: superada a doença, construiria um barco e, com ele, faria uma grande viagem, com a graça da santa.

Vinte e oito anos depois, Eduardo, hoje com 65 anos, está prestes a realizar o seu objetivo. Neste domingo, 13 de março, partirá da Praia do Jacaré, em Cabedelo (Paraíba), rumo a Ubatuba (São Paulo), a bordo da Maryas, sua pequena lancha de 19 pés (5,8 m) de comprimento.

Toda em madeira, a Maryas foi construída por Eduardo na Marina Ubatuba, onde ele é o gerente (veja o vídeo sobre a construção aqui). O percurso de Cabedelo até Ubatuba será de cerca de 1.300 milhas (2.400 km), com previsão de navegar 100 milhas (185 km) por dia, com paradas ao longo da costa. Ao todo, a viagem, batizada de Expedição Litoral Brasileiro, deve durar entre 22 e 30 dias.

Sem pressa, Eduardo preparou-se com todo cuidado e assegura que só sairá para navegar com mar e ventos favoráveis, com ondas de no máximo 1,10 m e ventos abaixo de 8 nós. O trajeto prevê paradas em Recife, Maceió, Aracaju, Salvador, Ilhéus, Caravelas, Abrolhos, Vitória, Cabo Frio e Rio de Janeiro.