Navegadores amadores

Quantos somos

E qual o tamanho dos nossos barcos?

Por Marcio Dottori

O que diz o número de pilotos de barcos de lazer habilitados pela Marinha

Em encontro com a comunidade náutica em São Paulo, durante o 1º Fórum de Segurança do Navegador Amador, no dia 2 de setembro, a Marinha trouxe dados de interesse para a comunidade náutica, especialmente para quem tem negócios neste ramo: os números relativos às pessoas habilitadas a conduzir embarcações de lazer no Brasil.

No total, são 1.185.950 homens e mulheres, dos quais 435.946 (cerca de 37%) são da região do 8º Distrito Naval, que compreende os estados de São Paulo e Paraná, além do sudoeste de Minas Gerais. É neste distrito naval que ficam as duas cidades com o maior número de barcos de lazer inscritos: Santos e Barra Bonita, em São Paulo.

De todos os amadores habilitados, 38.973 (mais ou menos 3,3%) têm a carteira exclusiva para conduzir jets (a categoria motonauta), enquanto nada menos que 1.075.605 dos navegadores de lazer (aproximadamente 91%) têm habilitação de arrais amador ou de arrais amador e motonauta.

Já as categorias mestre amador, e mestre amador e motonauta somam 57.144 habilitados (por volta de 5%). E, naturalmente, as categorias de habilitação menos numerosas são as de capitão-amador e de capitão-amador e motonauta, com apenas 10.285 pessoas, ou perto de 0,9% de todos os navegadores de lazer com carteira de habilitação.

Como os arrais amadores normalmente conduzem barcos de comprimento abaixo de 8 metros (26 pés), conclui-se que a imensa maioria das embarcações de lazer navegando com bandeira brasileira são de pequeno porte e que, com base na quantidade de habilitações de motonauta, os jets já representam um percentual importante neste segmento.

Marcio Dottori