Evinrude deixa o mercado

Vítima

da covid?

Reprodução de página no site da marca

Reprodução de página no site da marca

BRP cessa fabricação de motores de popa Evinrude e passará a usar motores da concorrente Mercury Marine nos barcos da marca

A canadense BRP surpreendeu o mercado náutico nesta quarta-feira, 27, ao anunciar a interrupção da fabricação de motores de popa e a adoção de propulsores da americana Mercury Marine nos barcos da marca.

Segundo comunicado divulgado hoje à imprensa, a BRP reorientou seus negócios marítimos, concentrando-se no crescimento de suas marcas de barcos com novas tecnologias e produtos inovadores. Com isso, os motores de popa Evinrude E-Tec e E-Tec G2 deixarão de ser fabricados.

“Nosso negócio de motores de popa foi bastante impactado pela covid-19, obrigando-nos a interromper a produção imediatamente. Esse segmento de negócios já estava enfrentando alguns desafios e o impacto do contexto atual nos forçou”, explica José Boisjoli, presidente e CEO da BRP. "Vamos concentrar nossos esforços em tecnologias novas e inovadoras e no desenvolvimento de nossas empresas de barcos, onde continuamos vendo muito potencial", acrescenta.

Na nota, a BRP esclarece que seus barcos passarão a ser equipados com motores da sua, até aqui, concorrente e líder de mercado Mercury Marine, com a qual assinou acordo. “Continuaremos fornecendo peças para a rede de revendedores e serviços, e honraremos as garantias limitadas do fabricante, além de oferecer programas selecionados para gerenciar o estoque. Essas decisões impactarão 650 funcionários globalmente”.

Para o futuro, a fabricante prevê expandir seus negócios no mercado de barcos e novos produtos e tecnologias, com os projetos de codinomes Ghost e M, que a BRP, assim espera, “transformarão a indústria”. Por agora, a empresa, que além do nome Evinrude detém as marcas Sea Doo e Rotax (para mencionar apenas algumas), está focada em redimensionar suas operações, enxugando, transferindo ou mesmo fechando instalações.

Jorge M.B. Aragão, da Paragon, oficina autorizada BRP (Sea Doo, Evinrude e Johnson) em Angra dos Reis, RJ, comentou sobre essa nota:

“A Covid acelerou os planos. Nenhuma grande montadora desenvolve mais motores V8, todos sabemos que motores a explosão estão com os dias contados, os carros elétricos vieram para ficar e essa pandemia acelerou a implantação de novas plataformas. No caso da BRP, a plataforma Ghost, na qual a fábrica dos motores Evinrude está sendo repaginada para iniciar a fabricação deste motor.

No final do ano passado, em um demo showcase de toda linha da BRP em Las Vegas, (a empresa) apresentou o que seria uma visão do futuro desde ATVs scooters e novos veículos urbanos elétricos até uma moto aquática totalmente elétrica, todos a serem lançados no futuro mas sem data definida. No caso dos motores marítimos, foi apresentada a plataforma Ghost. Muito pouco se falou em detalhes, apenas três imagens de lanchas na faixa de 20 pés com o novo sistema. O que foi tornado público é que toda essa nova tecnologia será perfeitamente intercambiável com os motores existentes, sendo que fica na popa com os mesmos quatro parafusos que hoje prendem o motor, mas com um visual mais limpo como se fosse uma extensão da plataforma do barco. Com relação à tecnologia, nada foi divulgado além de ter o DNA da Evinrude, ou seja, acreditamos ser um híbrido com um consumo ínfimo e um novo sistema de armazenamento de energia. Estamos ansiosos para em breve começarmos a repotenciar nossos clientes.”