Concluída 1ª etapa da retirada de óleo

Navio Estellar Banner

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Retirada do óleo. Imagens: Divulgação MB

Retirada do óleo. Imagens: Divulgação MB

Marinha comunica a conclusão da primeira etapa da retirada de óleo do navio Estellar Banner, encalhado em águas do Maranhão

O esvaziamento dos tanques de combustível do navio mercante Stellar Banner, que transportava minério de ferro da Vale e encalhou em águas maranhenses, gerando preocupação quanto ao risco de danos ambientais, começou na tarde do último dia 11. A primeira etapa desse trabalho, coordenado em conjunto com as empresas envolvidas, órgãos ambientais e agentes marítimos, foi concluída no dia 12. Confira o que diz a nota à imprensa, divulgada na noite de ontem, 13/3, no site da Marinha do Brasil, sobre a situação atual da embarcação:

“A Marinha do Brasil (MB) informa que realizou hoje (13) a 17ª reunião de coordenação na Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), com a participação de representantes da Vale S.A, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Gerência Ambiental do Porto do Itaqui, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Agentes Marítimos.

Informações relevantes:

a) A situação permanece estável. O ORSV C-Atlas, C-Ambassador e Água Marinha posicionados nas proximidades do local do incidente, realizando monitoramento visual e por radar de detecção de óleo, não observaram vestígios.

b) A primeira etapa de transferência de óleo foi concluída ontem com o preenchimento total dos tanques do ALP Defender. Ao todo, foram transferidos 1.390 m³ de óleo. O planejamento prevê a transferência do óleo para o NM Stellar Iris, navio destinatário, a fim de permitir que o ALP Defender receba o restante do óleo do Stellar Banner.

Pessoal e meios empregados

No momento, estão sendo empregados 255 militares da MB, além dos seguintes meios: Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi”; Navio Hidroceanográfico “Garnier Sampaio”; um helicóptero UH-15; e quatro embarcações da Capitania dos Portos do Maranhão. Outros meios aéreos envolvidos: um He S-76 operado pela Vale S.A e uma aeronave Poseidon do Ibama. Além disso, atuam no local do encalhe: o navio mercante Stellar Iris, seis rebocadores (sendo quatro dotados com materiais para combate à poluição por óleo); um drone com câmera térmica; cinco embarcações de suporte às atividades de contingência de derramamento de óleo (OSRV e OSV) e quatro PSV. Os órgãos e empresas envolvidos permanecem em estreita coordenação com a Autoridade Marítima, no intuito de solucionar o ocorrido com a brevidade possível, obedecendo normas e procedimentos de segurança, priorizando a mitigação de riscos à poluição e navegação.“


Operação de destanqueio

O método para a remover o óleo combustível do Stellar Banner é uma forma de abastecimento reverso. Existem kits de contenção de vazamentos disponíveis nos locais de conexão das mangueiras no navio e na embarcação receptora, para mitigar o risco de poluição ambiental.

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